Eventos anteriores


Energia sustentável para todos

Todo desenvolvimento só acontece quando a sociedade e as empresas crescem juntas, pois por mais singular que seja os dois, hoje são termos totalmente diferentes. O desenvolvimento de energia é o fio de ouro que liga a economia, e esta intimamente ligada com a igualdade de classes e preservação do meio ambiente.
Com uma população mundial que chega a 7 bilhões,  uma em cada cinco pessoas não têm acesso a algum tipo de energia, e o dobro desse número depende de energia o quanto arcaicas diante o século em que vivemos, como: lenha, carvão mineral ou vegetal. Haverá o progresso para o futuro, sem energia consciente?
Assim como o uso do carvão, o petróleo já se tornou coisa do passado, porém só não deixa de ser usado, pois gera economia tanto para os países consumidores/em desenvolvimento com falta de adesão e território para a implantação de novos recursos, como fazendas eólicas, o etanol, a nuclear ou até mesmo as marés provenientes de áreas costeiras. E por países detentores do recurso petrolífero que alavanca a economia, tornando se tendências, um exemplo são as empresas automobilísticas desenvolvendo as células a combustível, a tecnologia que vai movimentar os veículos, e também oferecidas ao mercado residencial, industrial e hospitalar.
O desafio do presente e futuro é buscar meios para reverter velhos paradigmas com base na conscientização diante dos acontecimentos climáticos e degradação do meio natural que está ocorrendo no planeta, pensar ou rever em novas tecnologias sustentáveis e puras. em 2012, o  Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) está lançando internacionalmente a campanha “A energia sustentável a alcance de todos” pelo Rio + 20, reiterando que a energia é a central para tudo, abrangendo as mudanças climáticas, o analfabetismo e a igualdade social. Portanto, a edição deste ano da nossa Semana de Biologia possuirá esta temática.




Os trabalhos foram avaliados pelos professores no dia das apresentações, dentre todos os trabalhos submetidos e das tutorias das disciplinas do curso de Biologia da UCB. Os trabalhos foram avaliados pelo conteúdo do plotter, design gráfico do mesmo e desempenho dos autores na apresentação do assunto.
O grupo ganhador levou um exemplar do livro Biogeografia e Meio Ambiente, patrocínio da Editora Technical Books.


Resumo do melhor trabalho
Rejane Ribeiro1; Claudia Utagawa2; Maria Lucia Bianconi3

rejaneribeiro@ufrj.br (Universidade Castelo Branco, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ)
2 cyutagawa@yahoo.com.br (Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ)
3 lucia.bianconi@gmail.com (Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ)

Este trabalho relata o uso do mapa conceitual para demonstrar o grau de aprendizagem do aluno (ou não aprendizagem), em matérias da grade curricular. O experimento foi realizado com um aluno do 7º período da graduação em Ciências Biológicas, e o mapa conceitual foi produzido antes e depois de intervenções externas, como uso de material bibliográfico e aulas com professores. A avaliação da aprendizagem significativa foi realizada utilizando o sistema de avaliação de mapas conceituais baseada em pontuação quantitativa e qualitativa, método proposto por McClure et al,1999 . Os dados são apresentados de forma a corroborar com a literatura e revelar o ganho substancial de conhecimento por parte do aluno. Os resultados mostram que a utilização do mapa é uma ferramenta eficaz e de fácil aplicabilidade e considerável controle de alterações no curso de uma aprendizagem que pode ser observado diretamente como uma consequência da reestruturação conceitual, dando margem para o professor e o próprio aluno perceberem seus pontos falhos.
Palavras-Chave: Mapa Conceitual; Aprendizagem; Ciências Biológicas


Ganhadores do concurso de fotografia da XIX Semana Acadêmica do Curso de Ciências Biológicas:

Categoria Biodiversidade e Meio ambiente
O mais popular no BLOG - Keiby Araújo Lira - Ganhou um Vale Desconto da Livraria Technical Books

O mais popular na UCB - Realengo
Categoria Biodiversidade

1º Lugar - Lucas dos Santos A Pinheiro - Ganhou um curso de extensão do Instituo Ambiental Goianá.

2º Lugar - Luana El-Amme Jaime - Ganhou um livro Preservação Ambiental: um Discurso para todos, da ECO92 à RIO+20.

 3º Lugar - Marcos Tobias de S Miglionico - Ganhou um Vale Desconto da Livraria Technical Books.



Categoria Meio Ambiente

1º Lugar - Lucas dos Santos A Pinheiro - Ganhou um curso de extensão do Instituo Ambiental Goianá.


2º Lugar - Jéssica Fonseca Jordão - Ganhou um livro Preservação Ambiental: um Discurso para todos, da ECO92 à RIO+20.

 3º Lugar - Keiby Araújo Lira - Ganhou um Vale Desconto da Livraria Technical Books